‘Cantar os reis’ de norte a sul do País

‘Cantar os reis’ de norte a sul do País

Por
0

Quando não havia computador e as diversões escasseavam, a Festa era vivida com “mais sentimento”. A certeza é de Agostinha Serrão que tem bem presença na memória a alegria dos tempos em que, juntamente com amigos e vizinhos, percorria as casas para ‘Cantar os Reis’.

Fosse mais jovem e a mulher de 76 anos não hesitaria em se juntar aos grupos de cantares, hoje mais institucionalizados e menos espontâneos, a maioria deles ligados às casas do povo, às juntas de freguesia e às câmaras cujo esforço para manter a tradição é louvável.

Apesar da evolução na forma como se ‘cantam os reis’, a verdade é que o costume se mantém em diversas partes do País e a Madeira, onde a Festa se vive intensamente, não é uma excepção.

“Viemos cantar os Reis

À casa desta vizinha

Faz favor de abrir a porta

Queremos ver a lapinha”

De facto, as iniciativas associadas ao ‘cantar dos reis’ multiplicam-se um pouco por toda a ilha. Na capital da Madeira, o Funchal, a animação está a cargo da Associação Cultural Encontros da Eira. O grupo musical dedicado à revitalização da música de raiz tradicional madeirense atua hoje, pelas 20 horas, no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, um espectáculo inserido no programa das festas de Natal e fim de ano na Madeira.

Na ponta do sol, os festejos iniciam-se pelas 20:30, no presépio da Avenida. Já no concelho de Câmara de Lobos, para além do ‘cantar dos reis’ – que, na freguesia do Jardim da Serra, tem lugar pelas 19 horas, com cantares e muita animação -, a tradição é também celebrada com um ‘mega bolo rei’, um evento a acompanhar, hoje, pelas 11:00, Praça da Autonomia.

O ritual de adoração ao Menino Jesus estende-se também aos Açores e ao território continental. Em São Miguel, as instituições culturais do concelho do Nordeste têm encontro marcado para as 20h30, junto à Igreja Matriz de São Jorge e, em Angra do Heroísmo, a festa far-se-á junto aos Paços do Concelho da Câmara Municipal, a partir das 18:30.

Em Lisboa, já se celebram as Janeiras, desde ontem. O Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho animou  as imediações do Mosteiro dos Jerónimos. Mas, a festa estende-se ao Seixal, onde os janeireiros prometem se concentrar, pelas 19 horas da próxima terça-feira, no átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal.

Artigos semelhantes