Europeu de natação pura é meta para 2017 ou 2018

Europeu de natação pura é meta para 2017 ou 2018

Por
0

A Associação de Natação da Madeira (ANM) quer organizar na Região um Campeonato da Europa de Natação Pura em 2017 ou em 2018. Este é o objetivo mais ambicioso de sempre traçado até agora no panorama regional da modalidade.

“Depois de termos garantido a realização do Europeu de Natação Adaptada em 2016, penso que temos condições para que no futuro possamos pensar em organizar um Europeu de Natação Pura”, realçou o presidente da ANM Avelino Silva ao AgoraMadeira, sublinhando que essa competição iria trazer uma envolvência e uma projeção sem igual até agora na Madeira.

A possibilidade de a Região receber um Europeu de Natação Pura em 2017 ou em 2018 irá sempre depender da Federação Internacional de Natação (FINA). “Há muitos anos, Lisboa acolheu um Europeu e sei que a FINA é defensora da rotatividade. Se mostrarmos capacidade organizativa e condições, como temos demonstrado, não temos razões para não acreditar que tal pode ser possível”, confiou o dirigente, admitindo, por outro lado, que o orçamento para uma prova do género seria bastante alto.

UM MILHÃO E MEIO DE EUROS PARA ORGANIZAR EUROPEU

Com inscrições a 500 euros para cada nadador e com grandes exigências financeiras em todas as frentes, Avelino Silva aponta para um orçamento de um milhão e meio de euros como uma necessidade para organizar o Europeu de Natação Pura.

“Os apoios teriam de vir do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Turismo de Portugal e também do Governo Regional”, explicou o dirigente, garantindo, por outro lado, que há um conjunto de fatores favoráveis à organização dessa prova de grande dimensão.

“Temos hotelaria, temos um complexo de piscinas olímpicas que é um dos melhores do país, temos um bom clima e estamos em boa posição geográfica”, lembrou, confiando, para já, no sucesso do Europeu de Natação de Adaptada que servirá de teste para um possível Europeu de Natação Pura na Madeira.

Artigos semelhantes

0

0