Hoje é dia de ‘varrer os armários’!

Hoje é dia de ‘varrer os armários’!

Por
0

“Vamos varrer a lapinha/Deixai-nos entrar, senhora/Trazemos connosco a pá/E também uma vassoura.” Assim se cantava no tempo de Delmira Antunes, quando a tradição se cumpria a rigor, em homenagem ao Santo Amaro.

À semelhança dos dias que correm, ” a vida não era fácil” na juventude da doméstica. “Muitos molhos de erva carreguei eu à cabeça”, recorda. Por isso, quando era permitido, Delmira e as amigas aproveitavam ao máximo cada minuto de diversão. “Juntávamos-nos em grupinhos e íamos pelas casas da vizinhança, rindo e cantando”, lembra a mulher.

Em algumas localidades da Madeira, estes grupos percorriam as casas, munidos de uma vassourinha e de uma pá, para varrer os armários, um ritual que se dizia dar sorte. Na verdade, tais artefactos eram meramente decorativos, já que a ideia passava por partilhar, entre vizinhos e amigos, uma boa dose de alegria, assim como iguarias típicas da quadra natalícia.

Com algumas variações, o ‘varrer dos armários’ continua a ser celebrado de Norte a Sul da ilha. No concelho de Santa Cruz, por exemplo, a festa é ‘rija’. O programa festivo –  que se inicia hoje e se estende até o próximo domingo – inclui as tradicionais celebrações religiosas, música e muita animação.

Também em Santana, a Casa do Povo de São Roque do Faial decidiu recuperar a tradição. As visitas às casas iniciam-se, pelas 19 horas de hoje, sendo que os participantes vão munir-se de pá e de vassoura, cumprindo assim o verdadeiro ritual do ‘varrer dos armários’.