Incêndio descontrolado na Santa, no Porto Moniz, aproxima-se de casas

Incêndio descontrolado na Santa, no Porto Moniz, aproxima-se de casas

Por
0
Foto: DR

Há um incêndio totalmente descontrolado neste momento – 1 hora desta quarta feira – no Pico da Santa, no Porto Moniz, que se aproxima cada vez mais de casas ao ponto dos residentes já terem sido avisados pelos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz tendo em vista uma possível evacuação. O vento forte pode tornar o incêndio muito complicado.

Em causa está um pequeno aglomerado de quatro residências, duas das quais se encontram atualmente habitadas. Nesta fase, as chamas estão a pouco mais de 100 metros de distância das mesmas, sendo esta a grande preocupação no teatro de operações: proteger as casas.

O alerta para o quartel foi dado pelas 22.30 horas, sendo que numa fase inicial foi possível aos bombeiros combaterem as chamas. Mas com o aumento da intensidade das chamas, potenciado pelo vento, o incêndio caminhou numa direção onde se tornou inacessível.

As chamas ardem uma vasta área de pinheiros, eucaliptos e mato, estando os operacionais posicionados estrategicamente na estrada para impedir que o incêndio passe para o outro lado, o que poderia levar a que este fosse um incêndio de vários dias de combate.

No local estão 15 elementos dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz mas já foram pedidos mais duas viaturas pesadas à Proteção Civil, para reforçar os meios no terreno.

MEIO AÉREO PODERÁ SER PEDIDO PELA MANHÃ

Tendo em conta a dimensão do incêndio, tudo aponta para que a presença do meio aéreo seja pedida logo nas primeiras horas da manhã.

(EM ATUALIZAÇÃO)

0 Comentários

Dê a sua opinião sobre este artigo