O especialista em Medicina Legal, José Pinto da Costa, considerou, esta sexta-feira no Funchal, que a eutanásia, é uma questão de grande complexidade ética, deve ser pensada, repensada e muito debatida, deixando um alerta para os riscos inerentes a esta prática, nomeadamente o seu uso como técnica de higienização social.

tabiua

José Pinto da Costa falava no âmbito de um jantar-debate organizado pela Confraria  Cavalheiros da Tábua Redonda.

“Se fizéssemos uma legislação sobre eutanásia, teríamos de focar três aspectos: a eutanásia ativa (suicídio assistido), a passiva (que resulta da decisão do médico) e a involuntária (que não teria em conta a vontade do doente). São propostas que andam por aí”, disse.

O conhecido médico legista desafiou os convidados a definirem a sua posição sobre a eutanásia, alertando-os para a necessidade de estar a ser uma questão de grande complexidade que deve ser pensada, repensada e muito debatida para que as pessoas possam, se forem chamadas a pronunciar-se de alguma maneira, “perceber aquilo que estão na realidade a escolher”.

Para Pinto da Costa, um dos principais riscos da eutanásia é que a prática venha a ser usada como método de higienização social, ‘legalizando’ a aniquilação dos mais fracos. “Imagine-se, numa hospital com falta de camas, se o médico praticar a eutanásia aos mais velhos ou mais doentes… ainda concordariam com a eutanásia?”, questionou.

Pinto da Costa foi o orador convidado para mais um jantar da Confraria Cavalheiros da Tábua Redonda que juntou 102 pessoas, no Casino da Madeira. Durante o debate, o médico legista respondeu, sempre com muito humor, às inúmeras questões que versaram sobre a morte, com temas mais ou menos científicos.

 “Quem tem medo da morte deve fazer um exame existencial e começar a viver bem a vida”, concluiu o especialista.

Para o confrade António Cartaxo, a vinda de Pinto da Costa à Região foi de extrema importância, no sentido de permitir um aperfeiçoamento dos conhecimentos e a desmistificação da morte. A Confraria Cavalheiros da Tábua Redonda segue com os debates mensais. José Júlio, Alferes de Abril e administrador Medical Center, é o próximo convidado. Em cima da mesa, vai estar o tema ‘Abril: Ontem e Hoje’.

Artigos semelhantes