Com a entrada no calendário do World Tour, é aberta uma nova página na história do Madeira Island Ultra Trail (MIUT) e com ela o interesse dos atletas é ainda maior. Assim, e após o encerramento do primeiro período de inscrições, contabilizam-se 1230 participantes inscritos, de 30 nacionalidades distintas.

A organização da prova, da responsabilidade do Clube de Montanha do Funchal, destaca os seguintes nomes com maiores ambições de vencer a prova rainha MIUT 115:  Armando Teixeira, vencedor em 2011 e em 2012 (Salomon Portugal); Lionel Trivel (Team Hoka One One); Renaud Rouanet (Team Hoka One One); Adrien Seguret (Oxsitis); Sébastien Nain (Team Vibram/Foulee Greaseqe); Nuno Silva (Desnível Positivo/Berg Outdoor); Ricardo Silva (Edv-Viana Trail); Telmo Veloso (Desnível Positivo/Desafios a Dois); André Castro (Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação); Luís Duarte (Run.pt); Luís Mota (Casa do Benfica em Abrantes); Manuel Faria (Acd Jardim da Serra) e Luís Fernandes (Ludens de Machico).

Quanto às jovens promessas, destaque para Kamil Leśniak (Inov-8 Team/Sklepbiegowy.com) e Mirco Berner (Salomon Germany), já do lado feminino, Julia Boettger (Salomon Running), Olga Manko (A.e. Matxacuca) e Ester Alves (Desnível Positivo/Salomon) serão os três nomes a ter em conta na disputa direta para o pódio final, de acordo com a organização.

Nota ainda para o facto de o centro nevrálgico da edição de 2015 do MIUT – que abrange a zona de secretariado, o check-in, o posto de comando, e a zona de chegadas (meta) – continuar a estar localizado na praça do Fórum Machico.