Museu do Caniço abre portas no próximo domingo

Museu do Caniço abre portas no próximo domingo

Por
0

Roquelino Ornelas, antigo jornalista da RTP-Madeira e fundador da Casa do Povo do Caniço, é o principal rosto que esteve na base da criação do Núcleo Museológico do Caniço, novo espaço que abre as portas pela primeira vez no próximo dia 25.

“Esta é uma ideia antiga. É um pequeno museu para residentes e forasteiros. Vai servir turistas, residentes de fora e naturais da terra”, explica Roquelino Ornelas, ao AgoraMadeira. Na base da criação do espaço está uma ideia bem clara: “Explicar e mostrar a cara do Caniço que assiste ao grande boom”, realça o diretor do espaço, referindo-se ao grande desenvolvimento que marcou a freguesia nos anos mais recentes.

Para além de permitir aos visitantes o contacto com algumas peças antigas e documentos, o museu tem na fotografia o grande atrativo.

“Para já, temos à volta de 250 retratos, na sua maioria de José de Sá Bacatela – fotógrafo do Caniço durante décadas. As chapas das fotos são minhas e a coleção foi cedida para arrancar a exposição”, sublinha Roquelino Ornelas, entusiasmado com a abertura do Núcleo Museológico agendada para o próximo domingo. A inauguração do espaço está agendada para as 15 horas.

As entradas são gratuitas e aos domingos serão organizadas visitas guiadas ao espaço que fica situado entre a Biblioteca Municipal e a sede da Casa do Povo, por baixo do Largo Edíficos Jardins do Caniço, bem no centro da freguesia. A sala foi cedida à Casa do Povo do Caniço para este efeito pelo empresário local Miguel Nóbrega.

Recorde-se que a Casa do Povo do Caniço foi fundada em 1997 pela mão de Roquelino Ornelas. O ex-jornalista sempre presidiu à Assembleia Geral e nas últimas décadas desempenhou as funções de Chefe de Departamento de Formação e Cultura. Recentemente foi nomeado pela direção para o cargo de director do Núcleo Museológico.

Artigos semelhantes

0

0