Nacional à frente do Marítimo nas últimas cinco épocas, menos em 2011/2012

Nacional à frente do Marítimo nas últimas cinco épocas, menos em 2011/2012

.
0

Pedro Mota / Vice-presidente do Nacional

Em primeiro lugar o mais importante: Natação: estafeta feminina do Nacional bate Recorde de Portugal

Na última competição da época realizada na Madeira (Torneio de Encerramento) a equipa de natação do Nacional cometeu a maior proeza do ano ao obter um recorde de Portugal para a prova dos 4×100 metros estilos, em juvenis femininos.

A estafeta alvi-negra foi composta por Vera Aguilar, que nadou os 100 metros costas (1.08.60), Laura Abreu que nadou os 100 metros bruços (1.13.26), Beatriz Rosa que fez o hectómetro a mariposa (1.05.30) e Ana Viveiros que encerrou a crawl (1.04.86), totalizando 4.31.86, quando o anterior Recorde Nacional cifrava-se em 4.33.40.

Ora, eu que mal sei nadar e sempre pratiquei desportos colectivos nos quais podemos passar a bola ao colega de equipa quando estamos cansados (ou quando não sabemos o que fazer com ela!), desafio todos os leitores a imaginar um dia destas atletas juvenis (!) com treinos bi-diários e provas extenuantes.

É obra também do Nacional e da sua Natação, modalidade que tem longa tradição no Clube em competição ininterrupta desde pelo menos 1923.

“Quando um dia o pequeno Luís de Matos se lançou na aventura de percorrer a nado o espaço entre o Cais da Cidade e as Escadas Brancas no Molhe da Pontinha, a proeza daquele minúsculo nadador nacionalista teve foros de grande acontecimento no nosso meio desportivo…Devemos depois, em 1923, a Vasco Figueira, ao seu espírito empreendedor e à sua tenacidade, o impulso decisivo que veio abrir caminho a uma larga prática dos desportos náuticos, realizando-se competições que marcaram pelo elevado cunho de aperfeiçoamento e preparação dos nossos atletas, a que deu valiosa cooperação Eduardo Dória Nóbrega que conjugava a dupla qualidade de bom atleta e bem orientado dirigente” – in Edição Bodas de Ouro CD Nacional – 1960.

Fica aqui a homenagem aos citados no desenvolvimento desta modalidade quase centenária do Nacional.

Passando ao segundo ponto: está quase a começar a época de futebol 2015/2016. Os desejos são os mesmos dos anos anteriores: um campeonato equilibrado e com o foco no primeiro terço da tabela de forma a ser mais uma vez a melhor equipa da Madeira. Nas últimas 5 (cinco) épocas só por uma vez isso não aconteceu, em 2011/2012.