Nacional no bom caminho!

Nacional no bom caminho!

0

Pedro Mota / Vice-presidente do Nacional

Tenho de falar de bola…foi esse o compromisso que assumi com o meu amigo Sérgio.

Então vamos lá: apesar de ser vice-presidente do Nacional há mais de 10 anos, a verdade nua e crua é que não percebo coisa alguma de futebol! E devo dizer também que nem gosto muito de futebol. O futsal e o andebol, por exemplo, são jogos mais rápidos e mais cativantes. Também gosto bastante do Rugby, mas daquilo que gosto mesmo é do Nacional. Por isso a minha opinião é tudo menos isenta!

Ora, costumo ver os jogos do Nacional (porque é raro ver outros jogos de futebol, a verdade é mesmo essa) da mesma forma que os via quando tinha 10 ou 12 anos. Com esse entusiasmo (e nervosismo) próprio de uma criança e agora verborreia de um adepto britânico encharcado de cerveja (aliás, já os antigos diziam: “a boca de um homem totalmente feliz está cheia de cerveja!”).

E analiso o jogo com a mesma simplicidade e defeito das 2 figuras mencionadas: quando o atleta do meu clube passa a linha de meio campo com a bola espero que a coloque no ponta de lança! E quero golos do Nacional! “Mai nada”!

Detesto os “médios interiores”, os falsos pontas de lança, a “diagonal interna” e esse palavreado todo. Para mim existem GR, defesas, médios e avançados. Suplentes, também! O jogador mais importante da equipa é o “trinco” porque equilibra a defesa e o ataque. E acabou o meu conhecimento do jogo. Posto isto, apesar de reconhecer que por mais que veja não analiso muito bem o jogo, sei de outra coisa (e isto valia também para o Futsal). Sei que se tiver bons jogadores e um excelente treinador vou ter sucesso.

No Futsal, o Nacional só não venceu um campeonato disputado na Madeira. E, mesmo esse, foi perdido no último jogo contra o Estreito. Nunca perdemos campeonatos para “outras equipas” até que uma “troika” perfeitamente identificada resolveu impedir o Nacional de disputar o campeonato nacional (tínhamos alcançado a manutenção nesse campeonato nacional!) E também não percebia coisa alguma de Futsal! Tinha excelente organização, um director “de ouro” (Sr. Camacho), bons jogadores e um excelente treinador (Acácio Machado)!

No futebol não é diferente! Treinador excelente já temos – Manuel Machado – e bons jogadores também. Estou convicto que os reforços ajudarão a equipa a melhorar esta performance negativa da primeira volta.

Aliás, convém relevar que foram do Nacional os melhores futebolistas que jogaram nesta ilha: o Nenê foi melhor marcador de Portugal (feito jamais alcançado por atleta de uma equipa madeirense) e creio não ter existido melhor médio do que o Paulo Assunção ou melhor guarda-redes que o Diego Benaglio (esteve num Campeonato Mundial de Futebol quando era atleta do Nacional).

Estes jogadores contribuíram para os melhores resultados de sempre de uma equipa da Madeira: o Nacional ficou classificado 2 vezes no 4.º lugar do Campeonato, coisa que nenhum clube madeirense alguma vez conseguiu igualar e com muito maior relevância do que a mera participação em festas no Jamor. Basta ver os clubes que conseguiram ficar em 4.º lugar no Campeonato e os clubes que conseguiram chegar a uma final de uma taça para comparar a relevância dos feitos.

Estamos no bom caminho!