O Observatório do Turismo da Universidade da Madeira está a realizar um estudo sobre o retorno financeiro que o Madeira Island Ultra Trail traz à Região, números que este ano serão bem maiores tendo em conta o aumento significativo do número de participantes.

“Oportunamente iremos apresentar esse documento com dados cientificamente comprovados do retorno financeiro real que o Madeira Island Ultra Trail (MIUT) traz para a ilha”, revela ao AgoraMadeira Nuno Gonçalves, responsável máximo pela organização da prova.

Mas há também outro indicador importante relacionado com o evento. “Está provado que os trailers retornam sempre à Região e normalmente fazem-no uma ou duas vezes, muitas vezes com a companhia da família para tirar proveito das magníficas paisagens que a Madeira tem para oferecer”, observa, sublinhando: “São pessoas que vão deixar cá receitas e a Região tem de ter isso em atenção”, reforça.

Mesmo a pouco tempo da prova, o Clube de Montanha do Funchal continua a acreditar que o MIUT 2015 irá ainda contar com maior envolvimento financeiro.

“Aguardamos a qualquer momento que as entidades, sejam privadas ou públicas, olhem com olhos de ver para este evento e que lhe dêem a devida atenção e o apoio na real dimensão do retorno que a prova traz à Região. É uma logística muito pesada, por isso todos os apoios que possam chegar serão sempre bem vindos”, destaca o responsável.

ESTATUTO DE PROVA EFETIVA DO CALENDÁRIO MUNDIAL PERTO DE SER ATINGIDO

A dois meses do evento, e a apenas um dia do fecho do primeiro período de inscrições sem agravamento, a organização está entusiasmada com o número de inscritos.

“A adesão tem sido excelente. Já ultrapassámos as 1100 inscrições representativas de 30 países, porque recentemente entrou uma inscrição do Porto Rico”, exalta Nuno Gonçalves.

“Na prova principal faltam-nos menos de 40 atletas para atingirmos o limite de 400 inscritos o que vai permitir alcançar o estatuto de prova efetiva do calendário mundial”, recorda o dirigente, lembrando que este número de participantes na prova principal é o único critério que falta atingir.

O MIUT vai decorrer de 9 a 12 de Abril, sob organização do Clube de Montanha do Funchal, e figurará pela primeira vez no calendário 2015 do UTWT (Ultra Trail World Tour), um restrito circuito mundial de apenas 12 provas, distribuídas pelos cinco continentes, cuja supervisão cabe ao ITRA – Internacional Trail Running Association, da qual o clube organizador é associado.

Atualmente, e ainda sem os 400 inscritos, a prova tem o estatuto de entrada (Future Race), o que ainda não permite que possa contar para o ranking final mundial.

Artigos semelhantes

0

0