Ponha as vitaminas no cofre

Ponha as vitaminas no cofre

.
0

Cristina Cunha / Nutricionista

As vitaminas são frágeis, principalmente as do grupo B e C. Alteram-se devido ao contacto com o ar e a luz. A quantidade de vitaminas de um alimento começa a descer no preciso momento em que são retirados da terra. O que podemos fazer para tentar aproveitar 100% das vitaminas dos alimentos? Tome nota destes conselhos:

1 – Compre frutas e legumes de época e procure não as deixar muito tempo até serem consumidas. Evite também deixá-las sem casca durante muito tempo.

2 – As vitaminas (e os minerais) concentram-se sobretudo nas camadas mais externas dos legumes, grãos e frutos. Por isso, ao tirar a pele às batatas desperdiçamos entre 12 a 35% de Vitamina C. Acontece também com as cenouras, em que se perdem vitaminas B1 e B2.

3 –É recomendável não deixar os legumes de molho e torcê-los o menos possível. Se possível, cozer os legumes inteiros. Na cozedura, deve usar-se o mínimo de água e introduzir o alimento com a água já a ferver e manter durante o menor tempo possível. Aproveita a água de cozedura para a sopa: é muito rica em vitaminas e sais minerais.

4 – Tente consumir os alimentos imediatamente depois de cozinhados. Todos os alimentos que ficam à espera perdem rapidamente a vitamina C, que é a mais instável.

5 – Ponha “óculos de sol” ao leite. As vitaminas do leite conservam-se ao abrigo da luz. Depois de duas horas de exposição à luz, perde-se até 50% de vitamina B2.

6 – Em relação à congelação, a única vitamina que a suporte mal é a vitamina E.