Fertilização ‘in vitro’ com três progenitores?

Fertilização ‘in vitro’ com três progenitores?

0

O Reino Unido pode se tornar o primeiro país a legalizar o polémico procedimento de fertilização ‘in vitro’com três progenitores. O parlamento britânico vota, esta terça-feira, se autoriza, ou não, a prática.

A técnica, que usa o óvulo da mãe, o esperma do pai e o óvulo de uma doadora para gerar um embrião, divide a sociedade e levanta dilemas éticos. De um lado, críticos dizem que a ideia pode dar início a um “design de bebês”. Do outro, entusiastas destacam que a prática reduz a probabilidade de filhos com doenças hereditárias.

Caso aprove a inovação, o Reino Unido será o primeiro país a legalizar a reprodução assistida com genes de três indivíduos, uma medida que ajudaria diversos casais que perderam bebês por causa de doenças, como as mitocondriais.

A técnica é pensada para casos como as doenças mitocondriais, que resultam do fracasso no funcionamento das mitocôndrias.

As mitocôndrias são partes constitutivas das células do organismo, cuja função é gerar a energia necessária para manter a vida e a correta função dos órgãos.

Esses problemas, passados de mãe para filho, podem ocasionar danos cerebrais, perda de massa muscular, parada cardíaca e cegueira.

Artigos semelhantes

0

0