Sete fatores que nos fazem comer mais

Sete fatores que nos fazem comer mais

.
0

Cristina Cunha / Nutricionista e Dietista

Hora do dia:

Através da rotina, condicionamos o nosso corpo a esperar pelo pequeno-almoço, almoço e jantar à mesma hora todos os dias. Parte da razão pela qual temos fome ao meio-dia é porque foi a essa hora que comemos nos últimos cem dias.

Visão:

Os padrões cerebrais das pessoas que vêem fotografias de alimentos que gostam e de que não gostam são muito diferentes. O corpo antecipa quando o alimento está prestes a entrar no sistema. É por isso que salivamos quando vemos uma coisa boa sobre a mesa.

Variedade:

Mesmo depois de uma lauta refeição, muitas vezes arranjamos espaços para uma sobremesa, porque o desejo de doces não foi satisfeito. Por vezes basta um pedaço de fruta numa salada durante a refeição para dominar essa ânsia.

Odor:

O odor é uma das maneiras essenciais pelas quais indicamos ao corpo que o alimento está próximo. Uma vez o gatilho premido, pode induzir a secreção de insulina que nos faz pensar que temos fome. O odor e a vista, só por si, activam a cascata do apetite.

Álcool:

Não foi cientificamente provado que a bebida estimula o apetite, mas demasiada cerveja, vinho ou licores pode debilitar o discernimento, levando-nos a comer mais. Muita gente a fazer dieta dirá que é muito mais difícil sair da mesa se estiver a beber.

Temperatura:

Quanto mais frio estiver, mais as pessoas tendem a comer, razão pela qual os restaurantes mantêm o ar condicionado baixo. O nosso metabolismo baixa quando são horas de comer, e comer aquece-nos. O calor é um sinal de saciedade.

Hidratos de Carbono Refinados:

Depois de uma refeição rica em hidratos de carbono refinados, como a massa, o corpo pode pedir mais comer em poucas horas. Estes alimentos fazem baixar o açúcar no sangue. E quando o nosso açúcar no sangue baixa, vamos estar mais interessados na comida em geral.