Trail conquista madeirenses e visitantes

Trail conquista madeirenses e visitantes

Por
0

Com popularidade crescente entre os madeirenses, o trail running está também a atrair cada vez mais visitantes à ilha. Esta prática desportiva consiste essencialmente em correr por trilhos técnicos, muitas vezes inacessíveis de outra forma.

Caraterizado por grandes desníveis e elevada dureza, o trail running contempla diversos níveis de dificuldade, possibilitando a adesão de diversas faixas etárias. trail2

paulo
Paulo Rodrigues pratica e recomenda o trail running.

Paulo Rodrigues é praticante da modalidade e recomenda vivamente. “O prazer de andar pela montanha e desanuviar do stress do quotidiano. Além disso, o desafio de conseguir fazer um percurso longo… Numa palavra: superação”, explica o madeirense, acrescentando que “mais do que competir com os outros, no trail compete-se connosco próprios”.

Para além do bem-estar psicológico e físico, o trail running tem ainda a vantagem de ser uma prática desportiva acessível a todos os bolsos. “O fundamental é ter uma boa sapatilha, pois  vai proteger as articulações dos impactos consecutivos durante quilómetros… Conseguimos fazer trail com um orçamento reduzido”, sublinha Paulo Rodrigues que elege o Chão da Ribeira, situado a uma altitude de 300 metros de altitude, e a subida até aos 1500 metros, nos Estanquinhos, como os seus locais favoritos para praticar trail. Encumeada, Pico Ruivo e Pico do Areeiro também são boas opções.

“A Madeira tem excelentes condições, muito desnível em curtas distâncias. Lá fora, só conheço Mont Blanc e tem paisagens fabulosas… É a Meca do trail”, conclui Paulo Rodrigues.

Em  Abril próximo, a ilha da Madeira acolhe o MIUT – Madeira Island Ultra Trail 2015, uma prova que conta já com 680 participantes, 265 dos quais estão inscritos na prova principal. trail 3

Sob a organização do Clube de Montanha do Funchal, este evento vai figurar, pela primeira vez, no calendário 2015 do UTWT (Ultra Trail World Tour), um restrito circuito mundial de apenas 12 provas, distribuídas pelos 5 continentes, cuja supervisão cabe ao ITRA – Internacional Trail Running Association, da qual o clube organizador é associado.

Artigos semelhantes

0

0