7ª edição histórica do MIUT apresentada

7ª edição histórica do MIUT apresentada

Por
0
Foto: Organização MIUT - O AgoraMadeira esteve em destaque durante a apresentação da prova

Foi numa sala da Reitoria da Universidade da Madeira bem composta que a organização do Madeira Island Ultra Trail (MIUT) apresentou o evento que se realiza no próximo dia 11 e que este ano bate todos os recordes, quer em termos de participantes, quer no número de voluntários. A prova, recorde-se, está pela primeira vez integrada no World Tour, mesmo que ainda não pontue para o ranking mundial, o que irá acontecer em 2016.

Contagem decrescente para a edição histórica do Madeira Island Ultra Trail! Histórica porque vai bater recordes em todas as frentes e porque o evento reforça este ano o seu carácter internacional com a integração no World Tour onde apenas cabem 12 provas em todo o Mundo.

Segurança e saúde são as palavras de ordem para o sétimo MIUT que terá também um gabinete de imprensa composto por quatro jornalistas, o que é uma novidade para 2015. Durante a apresentação, o diretor de prova Nuno Gonçalves começou por destacar a integração no World Tour “que só se deve às boas condições para a prática da modalidade e ao trabalho feito nos últimos anos.”

A subida exponencial do número de participantes e de voluntários de ano para ano, principalmente a partir de 2011, foi também sublinhada, sendo certo que nesta edição vão competir 1329 trailers de 36 países dos quatro cantos do Mundo. “Para além de Portugal, Espanha, Alemanha, Suiça, Reino Unido, Polónia e França são alguns dos países mais representados”, realçou. Quanto aos voluntários, já estão perto de atingir os 600, o que é um número superior a 2014. Os dados estão lançados e o diretor de prova confia: “Tudo se conjuga para termos um grande evento!”

Foto: Lídia Silva
Foto: Lídia Silva

POR CADA EURO GASTO HÁ OITO EUROS DE RETORNO

Ficou, contudo, o lamento pelos poucos apoios públicos dados ao evento, “apesar do grande retorno que a prova dá à Madeira. “Nuno Gonçalves assegura: “Por cada euro gasto nesta edição de 2015, teremos oito euros de retorno.” O problema, reforça, é o facto de a organização ter obrigatoriamente de assumir despesas, quer em materiais, quer em serviços contratados, e por isso estar agora “com um saldo negativo.”

Dorita Mendonça representou a secretaria do Turismo na apresentação e constatou que “sem apoios públicos não seria possível organizar o evento”, embora tenha reforçado a importância “dos recursos humanos que não foram contabilizados” nesta temática relacionada com a parte financeira do evento.

Da parte da Reitoria da Universidade da Madeira, o vice-reitor José Manuel Baptista elogiou o esforço da organização para realizar a prova e disse ser “um orgulho” a parceria da UMa com o MIUT.

Artigos semelhantes