
Um casal de turistas perdeu-se e teve de pernoitar na serra.
"Na última terça-feira 14 de outubro, pelas 17H03, um casal de nacionalidade francesa, de 28 e 39 anos, solicitou auxílio através do 112, em virtude de se encontrar perdido na serra, entre a Encumeada e São Vicente, desconhecendo como regressar ao ponto de partida, onde tinham deixado a sua viatura.
Transferida a chamada recebida na PSP para o Serviço Regional de Proteção Civil, foram acionados os meios dos Bombeiros e da Polícia Florestal, que deslocaram para o local.
Apesar dos esforços desenvolvidos até perto das 23h00 não foi possível localizar os desaparecidos, mas apurou-se, através do telemóvel, que se encontravam em local seguro, fora de um percurso recomendado e bem de saúde.
Optou-se desta forma pelo reinício das buscas no dia de ontem, tendo sido acionada a Brigada de Busca e Salvamento da PSP, elementos da Polícia Florestal e uma equipa de “Drones” do Serviço Regional de Proteção Civil.
Pelas 11 horas foi possível obter um primeiro contacto verbal com o casal e passados poucos minutos foi o mesmo localizado, apresentando alguns sinais de desidratação e leves sinais de hipotermia.
Após terem sido prestado os primeiros socorros, o casal foi acompanhado até ao Posto Florestal da Encumeada e depois transportado até a sua viatura, não carecendo de tratamento hospitalar.
A PSP e o SRPC alertam uma vez mais a população, em especial os turistas, para os cuidados a ter na realização de percursos pedestres (levadas) nomeadamente os relativos ao uso de vestuário e equipamento adequado, realização em horário diurno tendo em conta os tempos horários estabelecidos para o percurso, percursos recomendados e meios de subsistência (alimentação)", adianta a PSP em comunicado.