A costa sul da Madeira e as Regiões Montanhosas vão estar amanhã e depois sob aviso vermelho para a chuva forte entre as 15 horas desta segunda feira até à mesma hora do dia seguinte.

Tendo em conta a situação, a Proteção Civil emitiu esta manhã um comunicado.

«De acordo com os contactos estabelecidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, informa-se que uma depressão frontal complexa, formada por vários núcleos e caraterizada por forte instabilidade, deverá aproximar-se do Arquipélago da Madeira durante os dias 5 (segunda-feira) e 6 (terça-feira).

Nesta situação, prevê-se, para todo o Arquipélago da Madeira, períodos de chuva ou aguaceiros persistentes e temporariamente fortes, acompanhados de trovoada, em especial entre o fim da manhã do dia 5 (segunda-feira) e o fim da tarde do dia 6 (terça-feira).

Vento predominante de sul ou sudoeste, temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h), a partir do fim da manhã do dia 5 (segunda-feira) e o fim da tarde do dia 7 (quarta-feira), com rajadas que poderão chegar a 95 km/h, nas regiões montanhosas.

Nos dias 6 e 7 (terça-feira e quarta-feira) – na costa sul ondas de sudoeste com 3,0 a 3,5 m (máximos de 5 m) e na costa norte, ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 m (máximos de 5 m, no dia 6 terça-feira)

Face aos avisos agora emitidos o SRPC, IP-RAM, reitera o alerta para as seguintes recomendações:

– Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afetadas por este tipo de situação meteorológica.

– Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

– Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.

– Adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;

– Garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

– Adote cuidados face aos riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que desaconselha as atividades durante o período em que vigora o aviso

– Esteja atento a possíveis danos em infraestruturas montadas ou suspensas;

Finalmente, informamos que no site do SRPC, IP RAM – www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira – se mantém permanentemente atualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica», adianta a Proteção Civil em comunicado.