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Cinco burlas no último mês com recurso a uso indevido do nome da Empresa de Eletricidade

21:11 - 11 junho, 2025

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Cinco burlas no último mês com recurso a uso indevido do nome da Empresa de Eletricidade

O Comando Regional da PSP Madeira alerta novamente a população para o cometimento de um crime de burla, via telefone, o qual tem sido praticado na Região com recurso ao uso indevido do nome da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM). 

Durante o mês passado, foram registadas 5 ocorrências deste tipo nos Concelhos do Porto Moniz, Calheta e Santa Cruz.

"Para realizar esta burla o suspeito efetua um contato telefónico, normalmente com proprietários de restaurantes ou bares, em horários de grande afluência de clientes, intitulando-se como funcionário da EEM.

Nesta ocasião solicita o pagamento de uma alegada dívida à Empresa, o qual tem de ser regularizada naquele momento, fornecendo as entidades de referência 12543 e/ou 50410. Caso não façam o pagamento, o burlão ameaça com o corte imediato da energia ao estabelecimento.

As vítimas, com receio de terem prejuízos financeiros com o seu negócio, motivados pelo corte da eletricidade, acabam por ceder e pagar a alegada dívida, por transferência bancária, consumando-se assim a burla.  

As ocorrências denunciadas à PSP encontram-se em investigação.

O Comando Regional da PSP Madeira recomenda aos cidadãos que desconfiem e suspeitem de quaisquer situações que tenham urgência, pressionando a um pagamento ou a uma transferência imediata.

RECOMENDAÇÕES PREVENTIVAS À POPULAÇÃO:

a) Desconfie de chamadas com tom urgente ou ameaçador;

b) Falsos funcionários dizem que, se o pagamento não for feito de imediato, haverá corte de serviços, penhoras, ou ações judiciais;

c) Nunca forneça dados pessoais, bancários ou códigos por telefone;

d) Confirme sempre a identidade do interlocutor, número de colaborador e entidade;

e) Termine a chamada e contacte diretamente a entidade oficial através dos contactos que constam nas faturas ou sites institucionais;

f) Nunca efetue pagamentos com base apenas numa chamada telefónica;

g) Solicite sempre documentação por escrito (email ou carta);

h) Verifique a veracidade da dívida junto da empresa ou entidade;

i) Ignore pedidos de transferência imediata de dinheiro;

j) Alerte familiares, sobretudo idosos;

k) Denuncie imediatamente às autoridades, adianta a PSP em comunicado.