FOTO DR

Quem teve oportunidade de percorrer de comboio todo o magnífico vale da Linha do Tua percebe porque se trata de uma experiência inesquecível. As paisagens de sonho, a beleza do rio, toda a tranquilidade transmitida pelo verde imenso… Agora, graças a uma equipa de investigadores das universidades do Minho e do Porto, vai ser possível matar saudades dos tempos em que a linha estava ativa.

FOTO DR
FOTO DR

Concluído está já  um protótipo de quadriciclo para circular em linhas de comboio desativadas, um equipamento que vai permitir passear e usufruir de toda a beleza do Tua, ao longo dos 800 Km de linha desativada. A plataforma móvel já está patenteada, poderá ser usada em qualquer tipo de bicicleta e recebeu o nome de RBA – Rail Bike Adaptor.

Foto Uminho
Foto Uminho

O RBA já foi testado em cerca de 11 quilómetros da linha. A ideia é que seja usado futuramente para fins turísticos e agrada aos locais. Quem teve a oportunidade de testar este equipamento diz mesmo que se trata de uma espécie de regresso ao passado, quando os comboios circulavam na linha, antes da construção da barragem.

Mesmo com a Linha do Tua desativada em grande parte do traçado, vale bem a pena uma visita a este santuário de paisagens deslumbrantes. Recomenda-se uma visita a Mirandela. Esta cidade do distrito de Bragança, situada nas margens do rio Tua, exibe uma grande riqueza natural e arquitetónica, bem patente em monumentos como o Palácio dos Távoras, do século XVII, o Palácio dos Condes de Vinhais e a antiga muralha da qual resiste ainda a Porta de Santo António, a Ponte Velha.