Um pescador de caça submarina incontactável na Madeira mobilizou vários meios de socorro neste fim de semana, revelou há pouco o SANAS:
«Este fim-de-semana o SANAS recebeu uma chamada telefónica aflitiva duma mãe que não conseguindo contactar o filho que teria ido para a pesca submarina, algures na costa norte, procurava ajuda. Não conseguindo resposta do telemóvel após muitas tentativas e pelo aproximar da noite, estava, naturalmente, muito negativa e apreensiva.
Após uma abordagem mais calma e fria, e duma triagem da situação, foram encaminhados esforços para as Polícias de Segurança Pública e Marítima, via Maritime Rescue Sub-Center, para a detecção da viatura e eventual local para início de buscas.
O filho desta preocupada mãe viria a ser detectado na costa Sudoeste da ilha já no início da noite.
Forças de resposta nas áreas da emergência e segurança estão preparadas para situações inopinadas e protecção do valor mais alto – a vida humana.
Mas, para aqueles que praticam actividades lúdico-desportivas que envolvem elevado risco, o mínimo que se pode exigir é que procurem de alguma forma de evitar a mobilização desnecessária de meios, com os riscos também daí advenientes para quem socorre, deixando indicações tão simples como: o local da prática e hora possível/estimada do fim da actividade.
Para além do aviso directo de que já terminaram e estão bem e eventualmente de regresso a casa. Essa será a vossa ajuda e contribuição para um socorro célere e eficaz. Acreditem!», adianta o SANAS Madeira.