‘RITA.RED.SHOES’. Assim se chama o projeto das Faculdades de Engenharia e de Belas Artes da Universidade do Porto (FEUP e FBAUP) que desafiou os estudantes do mestrado em Design Industrial e de Produto a criar sapatos para pessoas com paralisia cerebral, contribuindo assim para a sua mobilidade e qualidade de vida.

Foto Universidade do Porto
Foto Universidade do Porto

A ideia é conceber um produto com aplicabilidade na prática e que possa ser comercializado por uma empresa de calçado portuguesa, sem descurar da componente estética. Rita Redshoes é madrinha desta iniciativa.

O projeto ‘RITA.RED.SHOES’ vai ser coordenado pelos designers Lígia Lopes (FEUP) e Matt Dexter (da Sheffield Hallam University, no Reino Unido), contando igualmente com a participação da arquiteta Lia Ferreira, Provedora do Deficiente da Câmara Municipal do Porto.

Os protótipos e resultados do desenvolvimento do projeto RITA.RED.SHOES  serão expostos na ‘Sheffield Hallam University’, no Reino Unido, integrando a exposição da Conferência Design4Health 2015, que decorre em Julho deste ano. No início de novembro, no Porto, o mesmo conteúdo expositivo integrará o programa do Evento BIN@PORTO.