Quem merece o mérito

Quem merece o mérito

.
0

Adelino Camacho / Secretário Nacional e Coordenador Regional da ASPP/PSP

Mais importante do que começar a escrever a minha opinião, gostaria de enaltecer antes de mais a Direcção do AGORAMADEIRA a solicitação e o convite para integrar o espaço de opinião, de forma livre e espontânea, na certeza porém, de que serei o mais isento e justo possível, sem nunca pôr em causa o respeito que tenho pelas pessoas e pelos associados que eu represento da Associação Sócio Profissional da PSP, vulgo ASPP/PSP – Madeira.

No início da minha atividade como Secretário Nacional e Coordenador Regional do maior sindicato da Polícia de Segurança Pública (PSP), não posso deixar de dar uma palavra de apreço e de gratidão para o meu antecessor, o Chefe Jorge Silva, que ao longo destes anos privei alguns assuntos de natureza policial. É um dos melhores profissionais que conheci. Com seriedade e com competência colocou a nossa Associação no auge do sindicalismo na PSP.

Sempre considerei o Jorge Silva, independentemente de outras funções exercidas no comando regional, um homem, um amigo, sempre disponível para ajudar, para ouvir e acarinhar quando surgia qualquer problema de índole policial ou particular. Ele separou o serviço público do sindicalismo, não existindo qualquer incompatibilidade deontológica que o obrigou e obrigava, nos termos legais, a exercer estas duas atividades distintas.

Na realidade, e pessoalmente não tenho nada a obstar quanto às orientações e decisões assumidas pelo Chefe Jorge Silva enquanto coordenador regional da ASPP/PSP – Madeira ao longo destes últimos 30 anos. Bem ou mal, tornou-se num símbolo da nossa associação, sendo, aliás, sobejamente conhecido na praça pública madeirense.

Por todas estas qualidades, que podem passar ao lado de quem não sabe e de quem não está presente, especialmente nos momentos cruciais da minha (nossa) associação, fui um incondicional apoiante da sua gestão e orientação da ASSP/PSP – Madeira, e penso que, apesar do Jorge Silva sair do panorama regional, pois vai assumir um cargo de chefia do Conselho Fiscal da Direcção Nacional da ASSP/PSP, não deixará de estar “calado” e de lançar para a opinião pública as suas ideias sempre em prol e em defesa dos nossos associados, com isenção, liberdade e deontologicamente mais exemplar do que nunca.

Julgo eu e julgamos nós (associados) que o Jorge Silva continuará “por aí” totalmente disponível para a nossa associação, mais livre do que nunca, sem confundir questões de ética profissional com questões de natureza pessoal.

A sua maneira de ser coaduna-se com o perfil e a profissão que escolheu, e considero (mos) que é um sindicalista honesto, por isso não será fácil substitui-lo neste importante cargo.

Atrevo-me, pois, a dizer que o Jorge Silva foi o homem certo para o lugar certo e como é frequente a divulgação de casos menos bons que infelizmente acontecem na nossa sociedade e é também pouco habitual elogiar os que praticam bons serviços e se destacam pela positiva, aproveito este espaço para te ELOGIAR JORGE SILVA.

O nosso obrigado, AMIGO.