Skip to main content

Cobra encontrada numa habitação no Caniço; homem identificado pela GNR

16:57 - 22 outubro, 2025

AGORA

Cobra encontrada numa habitação no Caniço; homem identificado pela GNR

O Comando Territorial da Madeira, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Funchal, identificou um homem de 35 anos por posse ilegal de réptil e apreendeu uma cobra-do-milho (Pantherophis guttatus), no concelho de Santa Cruz.

«No âmbito de uma denúncia que dava conta da posse ilegal de um réptil, na localidade do Caniço, os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local e desenvolveram diligências policiais que culminaram na realização de uma busca domiciliária. A operação resultou na apreensão do espécime e na identificação de um homem de 35 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por falta de licença para a detenção de animais de espécies exóticas na Região Autónoma da Madeira.

A Guarda Nacional Republicana alerta que a detenção de qualquer espécie de cobra é expressamente proibida na Região, excetuando-se apenas as situações legalmente previstas, designadamente as que envolvem jardins zoológicos ou entidades devidamente autorizadas.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas», adianta a GNR em comunicado.