A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas informa que hoje, pelas 16h55, um camião-trator que circulava com um contentor na via esquerda da faixa norte da VR1 cerca do km 26.1, despistou-se, ocorrendo a queda do contentor na Via Rápida, entre o Nó do Caniço de Baixo (Nó 16) e o Nó do Porto Novo (Nó 17), na faixa sul sobre a Ponte dos Reis Magos, implicando a interrupção completa do trânsito rodoviário na via no sentido Funchal – Santa Cruz (Aeroporto).
«Felizmente só há danos materiais a lamentar, nomeadamente a destruição do separador central, de uma coluna de iluminação e também a guarda de segurança da berma direita e o guarda-corpos adjacente da faixa sul.
Por conseguinte, o sublanço da faixa sul (sentido Funchal – Aeroporto) da via rápida entre os nós do Caniço (16) e do Porto Novo (17) teve de ser encerrado e só será reaberto, mesmo que só numa via, quando estiverem reconstituídas condições mínimas de segurança, estando-se a envidar todos os esforços no sentido de, com a maior brevidade, se abrir uma via ao tráfego.
Neste momento a empresa transportadora tem já no local e a caminho do mesmo, vários meios aptos à remoção do contentor e a VIALITORAL está a mobilizar todos os outros meios que sejam necessários e estejam disponíveis para minorar os efeitos do acidente.
A PSP e a Direção Regional de Estradas estão a acompanhar e a auxiliar a Concessionária VIALITORAL nas tarefas complementares que se impõem.
Alternativa recomendada:
- Sair da Via Rápida no Nó do Caniço de Baixo e virar à direita em direção ao Caniço Centro;
- Seguir até à rotunda e tomar a primeira saída em direção à Camacha/Caniço Centro;
- Continuar pela Estrada Comendador António Nóbrega (Variante ao Caniço) até à rotunda;
- Tomar a primeira saída e seguir pela Estrada João Gonçalves Zarco até à Estrada Regional 204 (Estrada do Aeroporto);
- Seguir sempre pela Estrada Regional até à entrada da Via Rápida no Nó do Porto Novo, sentido Aeroporto.
Solicitamos a compreensão e a colaboração de todos os condutores para que utilizem esta via alternativa até à normalização do trânsito na Via Rápida, bem como para o cumprimento escrupuloso das instruções dos agentes de autoridade presentes no local», acaba de informar a Secretaria dos Equipamentos e Infra-Estruturas.