Benefícios da fruta

Benefícios da fruta

.
0

Cristina Cunha / Nutricionista e Dietista

As frutas são alimentos protetores, reguladores e ativadores das funções vitais. Isto porque a fruta é rica em vitaminas, minerais e fibras, bem como os micronutrientes essenciais, que fazem da fruta um bem tão vital à nossa saúde. Comer fruta é, por isso, essencial à saúde e bem-estar da população.

A acção benéfica dos frutos no nosso organismo é intensa e variada. Pela sua natureza, a fruta possui uma potente acção preventiva de vários cancros, tem benefícios sobre a flora intestinal que regula o trânsito intestinal, bem como o funcionamento da vesícula biliar.

Comer fruta auxilia substancialmente a regulação do colesterol sanguíneo com o consequente benefício em termos de doença cardiovascular. Pela sua elevada densidade nutricional e baixa densidade energética, a fruta torna-se um interessante instrumento na ajuda do controlo de peso e combate da obesidade.

Alguma das propriedades das frutas, nomeadamente a luta contra o envelhecimento precoce e a acção preventiva de vários cancros, devem-se ao elevado nível de antioxidantes. Estes antioxidantes que combatem os radicais livres (moléculas oxigenadas, tóxicas, produzidas pelo nosso organismo como resultado de diversos factores como fumar, exposição a raios solares, stress, poluição, e que originam danos ao nível celular, alguns deles irreversíveis e que podem mesmo levar à morte celular) são, assim, responsáveis pelas propriedades protetoras que fazem da fruta um bem tão vital à nossa saúde

Para além dos antioxidantes, temos também nas frutas as vitaminas A, C e D. Existem centenas, talvez milhares fitoquímicos, que ocorrem naturalmente nas frutas. Os caratenóides e os flavonóides são exemplo deste tipo de substâncias presentes nas frutas. Os fitoquímicos são objecto de estudo intenso devido aos seus potenciais benefícios para a saúde, no entanto é necessário ter muito cuidado com a confeção porque as más praticas podem prejudicar à absorção dos mesmos.