
Terminou no passado dia 15 de julho a primeira fase da operação “Verão Seguro”, a qual teve o seu início no dia 15 de junho. Nesta fase inicial, tendo em conta o encerramento das escolas e início de atividades lúdicas dos jovens, o Comando Regional da PSP Madeira (CRM) deu primazia ao patrulhamento de visibilidade, incidindo sobre as zonas balneares e realizando ações de sensibilização para a adoção de comportamentos seguros.
«Neste âmbito realizamos em toda a Região 7 ações de sensibilização e 2 de demonstração, destacando-se a ação levada a efeito na Calheta a qual contou com a presença mais de 240 crianças. Na ocasião reforçamos a implementação do programa “Estou Aqui – Crianças”. Este programa visa facilitar o reencontro das crianças que se tenham perdido temporariamente com os seus pais. Distribuímos 265 pulseiras neste evento, num total de 700 já entregues durante todo o ano. Para mais informações sobre esta iniciativa clique consulte https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm ou dirija-se a qualquer esquadra da PSP.
Em termos operacionais, o enfoque foi também para as zonas de diversão noturna, com presença reforçada nos vários arraiais e nos festivais de abertura de Verão. Realizamos também 25 operações de fiscalização a estabelecimentos de restauração e bebidas e 44 operações “STOP”. Fiscalizamos mais de 2.800 veículos ligeiros e pesados e 254 motociclos e ciclomotores. No âmbito destas fiscalizações foram registadas mais de 800 infrações rodoviárias, com destaque para a velocidade (66 infrações) e para a condução sob o efeito do álcool (32 infrações), precisamente aquelas que são as primeiras causas de acidentes na Região.
No que respeita a ações criminais, o CRM deteve: 44 condutores, por condução sob o efeito do álcool; 7, por falta de habilitação para o exercício da condução; 5, por desobediência e 2 por agressões ou injúrias à autoridade.
No âmbito do combate ao tráfico de droga identificamos 4 cidadãos, com idades compreendidas entre os 22 e os 53 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo apreendido um total de 29 doses de Bloom, 74 doses de Haxixe, 4 embalagens de Liamba e 2 doses de cocaína.
No plano preventivo e cientes de que muitas residências ficam sem os seus habitantes por motivos de férias, lançamos a campanha “Chave Direta – Vigilância a residências”. São já 13 as casas que estão a ser vigiadas pela PSP, com passagens asseguradas pelo menos 1 vez por dia, num programa que é gratuito e que se destina a todos os residentes. No ano passado vigiamos cerca de 50 residências e esperamos que este ano possamos aumentar este número. Se vai de férias contacte-nos e inscreva-se em https://veraoseguro.mai.gov.pt/Pages/Home.aspx
Na segunda fase desta operação, que teve o seu início no dia 15 de julho e que se estende até ao dia 15 de agosto, mantêm-se as mesmas linhas estratégicas com a aposta na forte presença policial e visibilidade nos principais eixos viários, turísticos e de diversão noturna», informou a PSP em comunicado.